quarta-feira, 6 de novembro de 2013

Processo de criação de uma HQ em estilo mangá

Olá caros e queridos alunos, segue o processo de criação da história em quadrinhos em estilo mangá:

1º PASSO - CRIAR UM PERSONAGEM ( ou vários caso vá realizar o processo sozinho(a))
Descrever este personagem detalhadamente. Nome e sobrenome, apelido, nome dos pais, altura, peso, cor da pele, dos olhos, do cabelo, onde mora (cidade, estado e pais - reais ou fictícios), onde estuda, o que estuda (em que série ou curso está), o que gosta de comer, de beber, de vestir, de ouvir, de assistir, o que faz nas horas livres, qual seu hobby, tem namorado(a), quais são seus amigos, etc...

2º PASSO - DESENHAR O PERSONAGEM
Fazer o desenho do personagem EM ESTILO MANGÁ. Primeiro só de rosto e em seguida de corpo inteiro.

3º PASSO - ESCREVER UMA HISTÓRIA
Inventar uma história onde os personagens de todos do grupo participem. Ser criativo o suficiente para que os personagens de todos participem sem ser preciso alterar qualquer dado de algum deles, ou seja, mesmo que tenham idades diferentes ou morem em lugarem extremamente distantes, algo em comum acontece com todos e os ligam dentro da história.

4º PASSO - ESQUEMATIZAR
Descrever o que será desenhado e escrito em cada quadrinho, detalhadamente.
Exemplo:
1º quadrinho:
desenho: um balão de pensamento ocupando todo o quadrinho e dentro dele uma paisagem linda de uma praia deserta.
falas: sem falas

2º quadrinho:
desenho: A personagem Maky sentada embaixo de uma árvore na entrada da escola. Aparece uma parte da árvore do lado direito, a escola ao fundo e Maky sentada olhando para cima com uma cara bem distraída.
falas: sem falas, só a ligação com o quadrinho de cima, iniciando o balão de pensamento.

descrever quadrinho a quadrinho do 1º ao último

24º quadrinho:
desenho: Maky chegando correndo a praia de seus sonhos com os amigos atrás. A mesma praia do inicio dos quadrinhos com Maky já com os pés na água, ainda de roupa e com as mãos em movimento de vôo olhando para o horizonte. E os amigos atrás dela, admirando a linda paisagem.
falas: Maky: _ Enfim!
        balão comum aos amigos: _ Uau que lugar lindo!
FIM.

5º PASSO - DIAGRAMAÇÃO
Distribuir os quadrinhos nas páginas do "gibi" ou "Mangá" como um rascunho do que será feito nas folhas definitivas. Rascunhar somente o formato e tamanho dos quadrinhos de acordo com o que será necessário desenhar. Não desenhar nada somente os retângulos.


6º PASSO - COLOCANDO EM PRÁTICA
Agora que está tudo praticamente resolvido, você deverá desenhar os quadrinhos (retângulos) nas folhas de sulfite. Utilizar meia folha de sulfite e não usar o verso, pois ficará marcado, cada página da diagramação numa folhinha, usar régua para desenhar os quadrinhos sem erro, deixar espaço de 2 cm do lado esquerdo de todas as folhas para que seja encadernado e não se perca nada do desenho. Dar um espaço minimo de 0,5 cm entre os quadrinhos. Escrever os nomes dos integrantes do grupo entre os quadrinhos da 1ª folha. Contornar os quadrinhos com caneta hidrográfica ou esferográfica preta, não usar nada com ponta muito grossa.

7º PASSO - DESENHAR
Finalização de todo o Processo de Criação desenhando e escrevendo os balões.
Lembrem-se que é EM ESTILO MANGÁ e não deve colorir nada.

Pronto você terminou. PARABÉNS!

 OBS.: Crie um capa bem estilosa, chamando a atenção para a sua historia.






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pelo comentário, responderei assim que possivel.