terça-feira, 27 de agosto de 2013

Anime X Mangá

ANIME

Anime é um termo que define os desenhos animados de origem japonesa e também os elementos relacionados a estes desenhos. No Japão, anime se refere a animação em geral.
O anime é tradicionalmente desenhado a mão. Porém, com o desenvolvimento dos recursos tecnológicos de animação, principalmente a partir da década de 1990, muitos animes passaram a ser produzidos em computadores.
Os temas abordados nos animes são bem variados (dramas, ficção, terror, aventura, psicologia, romance, comportamento, mitologia, etc). Outra importante característica dos animes atuais é a ocorrência de elementos tecnológicos nos enredos das histórias.
O anime faz muito sucesso no Japão e em vários países do mundo, incluindo o Brasil. As animações são elaboradas para o cinema, televisão e revistas em quadrinhos.

Exemplos de animes que fizeram e ainda fazem sucesso no Japão e no mundo, clique sobre o nome e seja redirecionado ao anime em questão:

- Noir


Curiosidade:

- O primeiro anime da história foi criado em 1907 no Japão. Era um história cujo personagem principal era um menino marinheiro.  

Como Surgiu os ANIMES ? Toda Evolução dos Animes!

MANGÁ

O nome mangá é dado a todas as histórias em quadrinhos de origem japonesa. Essa palavra é resultado da junção de outras duas: 
- MAN - que significa involuntário;
- GÁ - que significa imagem.
Além de ter origem japonesa, os mangás se diferenciam pelos seus desenhos e personagens em si. Assim como os animes, os mangás possuem características próprias e desenhos típicos.

Características

- Uma das características dos mangás está no próprio alfabeto japonês. Os ideogramas representam, alem de sons, ideias. É muito comum encontrar onomatopeias representadas por ideogramas do alfabeto japonês;
- Os mangás não são criados como os gibis que conhecemos. A sua leitura deve ser feita de "trás pra frente", considerando os moldes tradicionais. Ou seja, a história começa na última página e os quadrinhos são lidos da direita para a esquerda;
- Os volumes de mangás são compostos de aproximadamente 200 páginas. Assim sendo, as histórias são compridas e com muitos detalhes. Possuem diversos pontos de vista e, alem disso, conta com variações no número de quadrinhos, já que os autores (chamados mangakás) aproveitam o espaço disponível para transbordar os sentimentos e emoções nos desenhos que variam de tamanho;
- É comum encontrar mangás impressos em papel jornal, preto e branco. Devido ao grande número de páginas, tal atitude reduz os custos e os torna viável a todos os leitores;
- O principal ingrediente é a capacidade de fazer as pessoas mergulharem nas histórias, transparecendo suas emoções e sentimentos e encantando os leitores.


7 MANGAKÁS MAIS RICOS DO JAPÃO

AS DIFERENÇAS ENTRE ANIME E MANGÁ

Se você quer mesmo saber qual a diferença entre o Anime e o Mangá, leia até o final.
Vamos primeiramente falar sobre o Anime: que como o próprio nome já diz, é animação, ou seja, todo o desenho que passa na televisão e que seja de origem ou estilo Japonês ou Nipônico é ANIME. Apenas lembre de algum desenho japonês que passou na televisão ( Detonator Orgun, Yuyuhakuso, Dragon Ball, Fly, Shurato, Inuyasha, Cavaleiros do Zodíaco, etc.).
Lembrando que todos esses desenhos que mencionei acima tem seu próprio Mangá.

Agora falando sobre o Mangá, que é a palavra usada para designar as histórias em quadrinhos feitas no estilo japonês. No Japão, o termo designa quaisquer histórias em quadrinhos. Ou seja, qualquer desenho em quadrinho no estilo japonês, que geralmente é preto e branco é nomeado Mangá.
Vários Mangás dão origem a Animes para exibição na televisão, em vídeo ou em cinemas, mas também há o processo inverso em que os animes tornam-se uma edição impressa de história em sequência ou de ilustrações.
Lembrando que muitos Mangás que se tornam Animes acabam perdendo um pouco do público que lia o Mangá e vice-versa.
Por isso há sempre aquela dúvida, qual o melhor: Anime ou Mangá? ai vai de cada um...

Conclusão

ANIME = DESENHOS ANIMADOS DESENHADOS NO ESTILO JAPONÊS OU NIPÔNICO.
MANGÁ =  DESENHO EM QUADRINHO NO ESTILO JAPONÊS OU NIPÔNICO.

http://workanime.blogspot.com.br/2009/10/diferenca-entre-manga-e-o-anime.html

Atividade:

Se divertir assistindo alguns desses animes e fazer um belo desenho daquele seu personagem favorito.

2 comentários:

Obrigada pelo comentário, responderei assim que possivel.