quarta-feira, 2 de março de 2011

O que é Arte?

A arte é uma criação humana com valores estéticos (beleza, equilíbrio, harmonia, revolta) que sintetizam as suas emoções, sua história, seus sentimentos e a sua cultura. É um conjunto de procedimentos utilizados para realizar obras, e no qual aplicamos nossos conhecimentos. Apresenta-se sob variadas formas como: a plástica, a música, a escultura, o cinema, o teatro, a dança, a arquitetura etc. Pode ser vista ou percebida pelo homem de três maneiras: visualizadas, ouvidas ou mistas (audiovisuais). Atualmente alguns tipos de arte permitem que o apreciador participe da obra. O artista precisa da arte e da técnica para se comunicar.


Quem faz arte?
O homem criou objetos para satisfazer as suas necessidades práticas, como as ferramentas para cavar a terra e os utensílios de cozinha. Outros objetos são criados por serem interessantes ou possuírem um caráter instrutivo. O homem cria a arte como meio de vida, para que o mundo saiba o que pensa, para divulgar as suas crenças (ou as de outros), para estimular e distrair a si mesmo e aos outros, para explorar novas formas de olhar e interpretar objetos e cenas.

Por que o mundo necessita de arte?
Porque fazemos arte e para que a usamos é aquilo que chamamos de função da arte que pode ser feita para decorar o mundo, para espelhar o nosso mundo (naturalista), para ajudar no dia-a-dia (utilitária), para explicar e descrever a história, para ser usada na cura doenças e para ajuda a explorar o mundo.

Como entendemos a arte?
O que vemos quando admiramos uma arte depende da nossa experiência e conhecimentos, da nossa disposição no momento, imaginação e daquilo que o artista pretendeu mostrar.

Estilo?
Estilo é como o trabalho se mostra, depois do artista ter tomado suas decisões.
Os artistas e as pessoas que registram as mudanças na forma de se fazer arte, no caso os críticos e historiadores, costumam classificá-las por categorias e rotulá-las. É um procedimento comum na arte ocidental.
Cada artista possui um estilo único.
Assim, Salvador Dalí tinha um estilo diferente de Picasso e de Tarsila do Amaral. 
Por esse motivo, a categorização de estilos e movimentos é importante.

Confira abaixo uma lista de estilos artísticos importantes e bastante conhecidos:

Abstracionismo
Arcadismo
Art Déco
Art Nouveau
Arte Bizantina
Arte Cristã Primitiva
Arte Egípcia
Arte Gótica
Arte Grega
Arte Romana
Arte Rupestre
Barroco
Bauhaus
Classicismo
Concretismo
Construtivismo
Cubismo
Dadaísmo
Expressionismo
Fauvismo
Futurismo
Impressionismo
Maneirismo
Minimalismo
Modernismo
Naturalismo
Neo-classicismo
Neo-concretismo
Neo-realismo
Nouvelle Vague
Parnasianismo
Pop Art
Primitivismo
Realismo
Regionalismo
Renascimento
Romantismo
Simbolismo
Surrealismo
Tropicalismo



Atividade:

Texto reflexivo: fale sobre o que você entendeu do texto.

Um comentário:

Obrigada pelo comentário, responderei assim que possivel.